logo RCN

Festa catarinense na abertura das Paraolimpíadas Escolares

São Paulo/São Paulo - Começou na manhã deste domingo (28) a maior competição do mundo de atletas com deficiência, destinada a alunos entre 12 e 21 anos. São 962 alunos-atletas que estão na cidade de São Paulo representando 24 estados e que vão competir em 10 modalidades na 5ª edição das Paraolimpíadas Escolares. A abertura, neste sábado (dia 27), no Parque Anhembi, foi recheada de emoções e marcada pelo show dos atletas e técnicos de Santa Catarina, que fizeram um verdadeiro carnaval antes e durante a cerimônia, cantando e pulando como se estivessem em solo catarinense.

Para aumentar a empolgação dos integrantes da delegação, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Adalir Pecos Borsatti, está em São Paulo para prestigiar a abertura e transmitir esperança e confiança aos atletas e integrantes das equipes técnicas e de apoio. Neste domingo, acompanhou as primeiras disputas. Pecos estava em Caçador acompanhando os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. “O paraatleta é um artista, que agrega toda uma equipe de trabalho, indispensável para que ele possa brilhar. E o paradesporto, em nosso Estado, é um processo consolidado, mas eu, particularmente, estou aprendendo a cada dia sobre a força e a importância do esporte na vida desses atletas”, salientou.

O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, presenteia todos os integrantes da delegação com agasalho completo e duas camisetas. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) fornece a alimentação, mas a Fesporte disponibilizará a complementação alimentar, com biscoitos, barras de cereais e de chocolate, frutas, leite e gatorade, além do transporte aéreo.

O mestre de cerimônia da abertura foi o ex-BBB Fernando Fernandes, que recentemente conquistou o bicampeonato mundial de paracanoagem. Assim que começou o seu trabalho, formou-se uma fila de fãs, ávidas por uma foto mais próxima. E arrancou muitos aplausos quando se dirigiu ao público e disse: “Vocês podem ser as próximas estrelas do esporte paraolímpico brasileiro.”

As delegações se apresentaram uniformizadas e cada estado esteve representado por três paraatletas. Com as cores e a bandeira de Santa Catarina, desfilaram Ana Paula Fernandes, deficiente físico, da equipe de natação de Joinville; Kheteelen Bruna Oliveira, deficiente intelectual, da natação, de Brusque; e Gisleine De Bastos, deficiente visual, do goal ball, de Chapecó.

O acendimento da pira olímpica coube ao nadador Clodoaldo Silva e ao judoca Antônio Tenório. O evento também contou com a presença, na platéia, da atleta Terezinha Guilhermina e do nadador André Brasil. O juramento do atleta foi feito por Kelly Cristina Barreto, de Jundiaí (SP). Assim como começou, a cerimônia terminou com um show de integração entre os alunos-atletas, promovido pela Banda América, de São Paulo, que é formada apenas por pessoas com deficiência visual.

Santa Catarina estreia em nove modalidades neste domingo Anterior

Santa Catarina estreia em nove modalidades neste domingo

Vettel vence agitado GP da Bélgica Próximo

Vettel vence agitado GP da Bélgica

Deixe um comentário